/

Ensaios e Investigação

Campo Experimental com Eucaliptus globulus

Na região do Oeste tem vindo a aumentar significativamente as áreas florestais, sendo o eucalipto, a espécie mais procurada por parte dos proprietários/produtores florestais. A preferência por esta espécie deve-se ao seu rápido crescimento, auferindo, a curto prazo, recursos financeiros ao proprietário/produtor florestal, comparativamente a outras espécies.

Sendo o aumento da produtividade um dos principais objectivos pretendidos por quem opta pela instalação de eucaliptais, a APAS Floresta está a desenvolver um campo experimental, onde serão avaliadas diferentes variáveis que poderão, ou não, optimizar a produtividade média nesses povoamentos. Este campo experimental terá o apoio da ADP Fertilizantes.

O campo experimental, com uma área aproximada de 1,1 hectares, situa-se na freguesia de Lamas, Concelho do Cadaval. Na referida área, serão constituídos vários Lotes com características diferentes, com o objectivo de se obterem dados comparativos.

As variáveis em estudo e que estarão na base deste ensaio experimental são a rega, a fertilização e o compasso (distância entre os eucaliptos na linha e entrelinha). No Lote de comparação serão plantados eucaliptos a um compasso de 3,5 x 2 metros, sem rega e sem adubação. Nos restantes Lotes, serão plantados eucaliptos com compassos variáveis entre si, todos terão sistema de rega implementado; e ainda serão aplicadas adubações diferentes, quanto ao tipo de nutriente usado bem como as quantidades por planta.

O primeiro passo já foi dado, que consistiu na recolha de amostras de solo para avaliarmos o estado nutricional do campo experimental, prevendo-se a implementação das próximas acções a partir de Março de 2014.

Com este estudo pretendemos responder a um determinado número de questões, nomeadamente:

  • Qual o nutriente mais eficaz para um melhor desenvolvimento da planta?
  • Sendo os adubos de libertação lenta mais eficazes a longo prazo, mas mais caros, no final da rotação teremos o retorno com uma maior produtividade?
  • Compassos mais alargados levam a uma maior produtividade?
  • Sabendo à partida que a rega é sempre uma mais valia, será que o custo na instalação do sistema de rega compensará no final com o ganho na produtividade?