/

Fogo Controlado

O fogo controlado consiste na utilização de fogo para atingir diversos objectivos específicos de gestão dos espaços florestais; nomeadamente: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. É uma técnica considerada relevante na prevenção de incêndios, pois permite a redução da carga combustível e consequentemente da área percorrida pelos incêndios.

 

A prática de fogo controlado só pode ser realizada em áreas abrangidas por um Plano de Fogo Controlado, instrumento que determina as acções a desenvolver e define a prescrição das condições de queima mais convenientes para a sua execução. Estes planos são geralmente elaborados a nível municipal, tendo um período de vigência de 5 anos, sendo a sua aprovação da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) e da Comissão Municipal de Defesa Contra Incêndios do Município em causa.

 

Para a elaboração do Plano de Fogo Controlado e a implementação da técnica no terreno, a APAS Floresta possui técnico credenciado (Credenciação n.º 124) em Fogo Controlado, o qual está habilitado no processo de planeamento, execução e monitorização da técnica.