A convite da FENAFLORESTA – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais, a APAS Floresta participou nos dias 22 e 23 de setembro, na sede da CONFAGRI em Lisboa, no 1º Encontro Nacional de Técnicos.
O evento reuniu um vasto e reputado conjunto de técnicos florestais, académicos e decisores políticos, que debateram a política florestal, com apresentações de projetos-piloto e discução sobre as futuras políticas públicas relacionadas com o ordenamento do território e florestas.
A abertura da sessão contou com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ainda com a presença do Secretário de estado da Conservação da Natureza e das Florestas. As políticas públicas para o próximo período de apoio foram apresentadas pela Drª Fernanda do Carmo da DGT, o Dr.º Rogério Ferreira da DGADR, o Engº Moita Brites do IFAP, o Engº Rui Pombo do ICNF, o Presidente da AGIF, Tiago Oliveira, e o Prof. Pedro Bingre do Amaral do Instituto Politécnico de Coimbra.
No primeiro dia do encontro diversos projetos-piloto inspiradores foram apresentados, como:
- LIFE Maronesa (Aguiarfloresta)
- Projeto REACT MORE (Florestgal & APATA)
- Áreas-piloto para o ensaio de soluções regenerativas em floresta do seminário mediterrânico (Cumeadas)
- Projeto de gestão florestal partilhada (Cooperativa Social e Agro-florestal Vila Nova do Ceira)
- Rede de excelência no apoio aos proprietários florestais (FENAFLORESTA)
No segundo dia foram apresentadas distintas oportunidades para os espaços florestais, com as intervenções:
- Gestão florestal no norte de Espanha (Engº Hugo Rodriguez Garcia, AMETLAM)
- Novo mundo da resinagem (Engº Marco Ribeiro, RESUPINUS)
- Potencial da cultura do castanheiro na vertente agrícola e florestal (Profª Maria João Gaspar, REFCAST)
- Sobreiro, espécie com elevado potencial natural (Prof. Dr.º Nuno Ribeiro, Universidade de Évora e Vogal do Colégio Nacional de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros)
- Pastagens, pastoreio e fogo nas montanhas do norte de Portugal (Prof. Drº Carlos Aguiar, Instituto Politécnico de Bragança)
- Silvicultura multifuncional e sustentável (Prof. Dr. João Paulo Carvalho, UTAD)
Gostaríamos de agradecer à FENAFLORESTA a oportunidade de participarmos neste evento, e pela partilha de conhecimento que recebemos durante estes dois dias.
