Benefícios e Desafios da Certificação Florestal
No passado dia 10 de setembro, a APAS Floresta promoveu a 3ª Edição das Florestas em Foco, em parceria com a Biond – Forest Fibers from Portugal e o apoio do Gabinete Técnico Florestal do Município de Torres Vedras.
A ação realizou-se no Centro Municipal Florestal (Maxial, Torres Vedras) e teve como moderadoras a Engª Ana Gancho, gestora do GGFC da APAS Floresta, e a Engª Helena Rodrigues, técnica responsável pelo Programa Limpa e Aduba da Região Oeste.
A sessão dirigida a técnicos, proprietários/gestores florestais e prestadores de serviço, permitiu mostrar que a certificação florestal é essencial para garantir a produtividade e proteção da floresta, assim como, o respeito pelos valores ambientais, sociais e económicos. A certificação florestal, é uma forma de reconhecer o esforço dos proprietários pelas suas boas práticas na gestão florestal, garantindo a origem dos produtos florestais.
Associado à promoção de uma eficaz gestão florestal, foi apresentado o Programa Limpa e Aduba da Biond, cujo objetivo é apoiar a adoção de boas práticas florestais de manutenção dos povoamentos de eucalipto. Este programa pretende reduzir o risco de incêndio e melhorar a produtividade florestal dos eucaliptais. Simultaneamente, os beneficiários do Limpa e Aduba estarão ainda a adotar boas práticas de gestão que vão de encontro aos princípios da certificação florestal.
Para garantir elegibilidade ao Limpa e Aduba, o proprietário/gestor florestal apenas tem de garantir o controlo da vegetação e seleção de varas conforme as recomendações técnicas. Por sua vez, a Biond fornece o adubo e dá um apoio à adubação no valor de 45€/ha.
Se pretende certificar as suas matas e saber se tem condições de elegibilidade ao Programa Limpa e aduba, contacte a APAS Floresta e faça a sua candidatura gratuita, até 31 de outubro de 2024.
#fundoambiental #projetomaisfloresta #Florestasemfoco #juntosgerimosmelhorafloresta #certificacaoflorestal #programalimpaeaduba #municipiotorresvedras #gestaoflorestal