Nos passados dias 24 e 28 de maio, a APAS Floresta participou em dois grandes eventos ligados ao setor florestal.
No dia 24 de maio visitámos a Expoflorestal, em Albergaria-a-Velha, o maior evento da fileira florestal, onde interagimos com importantes agentes do setor. Na feira estiveram presentes entidades da produção, transformação e comercialização de madeira e afins, os fornecedores de equipamentos, serviços e soluções tecnológicas, os clientes da indústria, as autarquias e também a sociedade civil, as escolas, corporações de bombeiros, associações de desenvolvimento e outras entidades públicas e privadas, interessadas numa floresta sólida e sustentável.
Tivemos ainda oportunidade de participar no workshop EUDR: uma nova obrigação legal, um espaço de informação, reflexão e discussão sobre o recente regulamento europeu anti-desflorestação.
No dia 28 de maio participámos no “Fórum do Eucalipto: Valor, partilha, futuro”, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, evento promovido pela The Navigator Company, tendo o Expresso como media partner. Foram abordados temas como os desafios e as soluções para impulsionar o contributo das florestas na transição para uma bioeconomia sustentável, para cumprir o Pacto Ecológico Europeu ou para atrair e fixar pessoas e empresas no mundo rural. Foi também uma oportunidade para se discutir o que há de novo na floresta, a nível da inovação, dos bioprodutos aos têxteis celulósicos, mostrando também a importância da gestão ativa da floresta.
Foi dado espaço a conversas sobre o papel, floresta e ambiente, pelos escritores José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e o ensaísta Carlos Fiolhais.