REGULAMENTAÇÃO FLORESTAL EUDR E RJAAR. UMA NOVA VISÃO PARA AS ZONAS DE INTERVENÇÃO FLORESTAL
A convite da FENAFLORESTA – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais, a APAS Floresta participou no dia 20 de setembro, na sede da CONFAGRI em Lisboa, na discussão de regulamentação florestal (EUDR e RJAAR) e apresentação de visão para as ZIF’s.
No painel 1 da ação, foi abordado o tema do Regulamento Europeu Desflorestação e Degradação Florestal (EUDR) e suas implicações para os proprietários. Os oradores e os temas abordados neste painel foram:
- Rui Pombo (ICNF): Implementação pelo Estado Português.
- Susana Brígido (2B Forest): A certificação pode ajudar?
- Inês Costa Luz (Sonae Arauco): Implicações no abastecimento.
- Pedro Horta (Zero): A visão de uma ONGA.
Por sua vez, a temática dos constrangimentos associados Regime Jurídico de Arborização e Rearborização (RJAAR) foram apresentados por:
- Renato Ferreira (GTF Torres Vedras): Perspetiva de quem dá o parecer.
- Gonçalo Almeida Simões (Biond): Perspetiva da indústria.
- Patrícia Azeiteiro (APAS Floresta): Perspetiva de quem ajuda o proprietário.
- Manuela Azevedo (FlorestGal): Perspetiva de quem submete projetos.
No painel 2 da ação, dedicado às Zonas de Intervenção Florestal, foram apresentados os exemplos das ZIF’s da APATA e da Cumeadas, por Armando Pacheco e Hugo Pinto, respetivamente. Por sua vez, ICNF (Rui Pombo) fez o ponto da situação das ZIF’s a nível nacional. Foi ainda apresentada publicamente uma reflexão com visão para o futuro das ZIF.
Este evento foi promovido pelo Projeto PRR Advance Forest: Capacitação Avançada de Técnicos, Produtores e Proprietários Florestais.
Gostaríamos de agradecer à FENAFLORESTA a oportunidade de participarmos neste evento.