Certificação da Gestão Florestal

O nosso Grupo de Gestão Florestal

A gestão florestal sustentável e a sua acreditação, surge como um novo desafio imposto aos produtores e proprietários florestais, pelas atuais tendências de mercado, mais exigentes e competitivas, e pelas mais recentes exigências ambientais e sociais, estas últimas cada vez mais visíveis.

Gerir uma floresta de forma sustentável, significa administrar e explorar os seus recursos a um ritmo que mantenha a sua produtividade, diversidade biológica, capacidade regenerativa, vitalidade e potencial para realizar, no presente e no futuro, funções ecológicas, económicas e sociais relevantes aos níveis local, regional e global, não causando danos a outros ecossistemas.

Em 2007 a APAS Floresta criou o Grupo de Gestão Florestal Certificada da APAS Floresta (GGFC APAS Floresta), o qual foi reconhecido pela primeira vez em outubro de 2008, pelo sistema de gestão florestal FSC®, mantendo-se até à data.

O nosso Grupo de Certificação Florestal abrange todo o território nacional, resultado de uma procura cada vez mais crescente dos proprietários e produtores florestais pela valorização dos seus produtos e uma melhoria na gestão florestal praticada.

O âmbito do Certificado do GGFC da APAS Floresta abrange: rolaria de Eucalyptus sp., rolaria de pinheiro-bravo e pinheiro-manso, cortiça e pinhas de pinheiro-manso, tendo o proprietário a possibilidade de vender estes produtos com uma bonificação. O proprietário/produtor aderente do sistema é livre de efetuar a venda a qualquer intermediário, devendo sempre respeitar as regras e procedimentos do sistema de gestão florestal sustentável implementado pelo grupo.

A área florestal certificada no âmbito do GGFC APAS Floresta é maioritariamente ocupada por eucalipto, seguida por sobreiro, pinheiro bravo e pinheiro manso.

(Código de Licença: FSC-C002871)

Aderentes ao GGFC da APAS Floresta

Conheça AQUI os aderentes ao GGFC da APAS Floresta.

Consulta às partes interessadas do GGFC da APAS Floresta

O questionário ás partes interessadas (aceda AQUI) pretende recolher a opinião da população, habitantes, visitantes, entre outros, sobre a atividade desenvolvida numa propriedade certificada na gestão florestal, pelo GGFC da APAS Floresta. A sua opinião é importante para nós!

Esta consulta tem o objetivo de avaliar os impactos sociais das atividades florestais realizadas em cada Unidade de Gestão Florestal. Não se esqueça de identificar o nome da propriedade, do gestor ou uma descrição da localização e a atividade em causa.

O questionário pode ser remetido para a APAS Floresta por correio ou e-mail ([email protected]).

Para consultar os Altos Valores de Conservação, contate a APAS Florestal através do endereço de e-mail [email protected].

A nossa Política

Conheça AQUI a Política do GGFC da APAS Floresta.

Como aderir ao GGFC da APAS Floresta

Para aderir ao GGFC da APAS Floresta preencha a ficha de candidatura e envie para [email protected], ou se preferir, entre em contacto connosco.

Resolução de Conflitos

O GGFC da APAS Floresta tem implementado e disponível publicamente um mecanismo de resolução de conflitos/disputas e reclamações para os agentes e partes interessadas do sistema.

Para tal disponibilizamos os seguintes formulários:

Procedimento de Resolução de Conflitos

Formulário de Reclamação

As queixas/reclamações, conflitos, disputas podem ser relacionadas com direitos consuetudinários, legislação, impactes das atividades de gestão, queixas de trabalhadores nomeadamente relacionadas com casos de assédio moral e sexual e discriminação (com base no sexo, estado civil, parentalidade, orientação sexual, raça e religião), bem como relacionadas com perdas ou danos de propriedade, doenças profissionais ou acidentes de trabalho.

Salientamos que será sempre salvaguardada a confidencialidade da reclamação.

(Código de Licença: FSC-C002871)

Scroll to Top