21 DE JUNHO, 2023
No passado dia 21 de junho a APAS Floresta participou no 3º Encontro Produtores Florestais, em Vendas Novas.
“Incentivos e produtividade florestal” foi o tema abordado, onde produtores e proprietários florestais, fornecedores de madeira e biomassa, poder local, instituições públicas, prestadores de serviços, associações e indústria estiveram presentes.
Foram discutidos diversos temas relevantes para o setor, da inovação tecnológica às ferramentas de monitorização e aos apoios aos produtores florestais, como o Programa Premium Company, criado em 2018, em parceria com o Instituto RAIZ.
Foi apresentado aos presentes a Agenda Mobilizadora Trasnform, criada para apoiar a transformação digital das cadeias de valor florestais e incutir algumas evoluções estruturais na cadeia de valor da floresta, com vista a uma melhor gestão florestal e redução do risco de incêndio, valorização do território, introdução de práticas de economia circular nas indústrias florestais, entre outras.
Houve intervenções sobre a gestão e desenvolvimento das florestas, como a conservação do solo e a utilização dos resíduos de fábrica. Para encerrar a primeira parte do encontro foram discutidos “Que caminhos para a concretização da estratégia florestal nacional?”, através de uma mesa-redonda que juntou Pedro Santos, diretor da APAS Floresta – Associação de Produtores Florestais; Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve e ex-secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Marta Souto Barreiros, diretora da Associação dos Produtores Florestais de Coruche; e Carlos Elavai, diretor da BCG Boston Consulting Group.
A sessão de encerramento esteve a cargo de António Redondo, CEO da The Navigator Company.
O Encontro Produtores Florestais terminou, da parte da tarde, com uma visita aos viveiros da Herdade da Espirra, dedicado à produção de plantas clonais de Eucalyptus globulus.