No passado dia 3 de fevereiro, a Equipa de Sapadores Florestais da APAS Floresta (SF-03-16B), participou na ação de fogo controlado promovida pelo Serviço de Proteção Civil de Mafra. A ação de gestão de combustível ocorreu na Tapada Nacional de Mafra, numa área de intervenção de cerca de 7ha de matos.
Nesta ação, participaram, também, técnicos e Sapadores Florestais dos Municípios de Mafra e Loures e da Tapada Nacional de Mafra, e um técnico de acompanhamento do ICNF.
O Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado.
Esta ferramenta permite a menores custos, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.