Em 2019, a APAS Floresta tornou-se parceira da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, na promoção da iniciativa “Limpa e Aduba”, promovida pela mesma ao abrigo do Projeto Melhor Eucalipto.

Depois de terminada a campanha do Programa Limpa & Aduba 2019/2020 a APAS Floresta irá ser novamente parceira da CELPA – Associação da Indústria Papeleira no PL&A para 2020/2021.

O objetivo desta iniciativa é apoiar os proprietários e produtores florestais que promovam uma gestão efetiva dos seus povoamentos, nomeadamente a gestão dos combustíveis e uma adequada seleção de varas, de acordo com as boas práticas florestais.

Tal como ocorrido o ano passado, a CELPA irá oferecer o adubo e apoiar o serviço de adubação aos proprietários candidatos que forem selecionados pela CELPA e que cumpram os requisitos do projeto.

Os Critérios de Elegibilidade são:

a) Povoamentos puros de eucalipto, com idade entre os 2 e os 6 anos e até à 3ª rotação (2 cortes);

b) Áreas sem erosão do solo;

c) Áreas superiores a 0,25ha;

d)  Compromisso do proprietário em fazer a limpeza na linha e na entre linha e a gestão do povoamento de acordo com as boas práticas florestais;

A inscrição para este programa já se encontra a decorrer e é muito simples e rápida. Apenas será necessário trazer as cadernetas prediais rústicas ou saber o artigo e secção das propriedades, assim como, a idade do povoamento, o compasso e a rotação. 

Este programa está inserido em 5 regiões do país, Norte Litoral, Centro Litoral, Centro Interior, Centro Oeste e Sul Litoral. Caso tenha propriedades nestas regiões e que cumpram os requisitos estabelecidos, poderá dirigir-se à APAS Floresta para fazer a sua inscrição.

Para mais informações contate-nos e esclareça as suas questões junto dos técnicos da Associação.

Aceda AQUI ao flyer de divulgação!

Campanha 2019/2020

Dos 1492,26ha candidatos, a CELPA selecionou 446,80ha, tendo sido beneficiados com adubo 52 proprietários da Região Centro Oeste.

O adubo foi distribuído no mês de Março, em diversos pontos de recolha, tais como: Sede da APAS Floresta (Cadaval), O Cereal (Rio Maior), EcoGeo (Óbidos) e Cabriz & Jorge (Mafra).

O adubo cedido foi de superfície indicado para povoamentos de Eucalipto.

Todos os proprietários selecionados foram contatados e informados pela APAS Floresta.