Em 2019, a APAS Floresta tornou-se parceira da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, na promoção da iniciativa “Limpa e Aduba”, promovida pela mesma ao abrigo do Projeto Melhor Eucalipto.
Depois de terminada a campanha do Programa Limpa & Aduba 2019/2020 a APAS Floresta irá ser novamente parceira da CELPA – Associação da Indústria Papeleira no PL&A para 2020/2021.
O objetivo desta iniciativa é apoiar os proprietários e produtores florestais que promovam uma gestão efetiva dos seus povoamentos, nomeadamente a gestão dos combustíveis e uma adequada seleção de varas, de acordo com as boas práticas florestais.
Tal como ocorrido o ano passado, a CELPA irá oferecer o adubo e apoiar o serviço de adubação aos proprietários candidatos que forem selecionados pela CELPA e que cumpram os requisitos do projeto.
Os Critérios de Elegibilidade são:
a) Povoamentos puros de eucalipto, com idade entre os 2 e os 6 anos e até à 3ª rotação (2 cortes);
b) Áreas sem erosão do solo;
c) Áreas superiores a 0,25ha;
d) Compromisso do proprietário em fazer a limpeza na linha e na entre linha e a gestão do povoamento de acordo com as boas práticas florestais;
A inscrição para este programa já se encontra a decorrer e é muito simples e rápida. Apenas será necessário trazer as cadernetas prediais rústicas ou saber o artigo e secção das propriedades, assim como, a idade do povoamento, o compasso e a rotação.
Este programa está inserido em 5 regiões do país, Norte Litoral, Centro Litoral, Centro Interior, Centro Oeste e Sul Litoral. Caso tenha propriedades nestas regiões e que cumpram os requisitos estabelecidos, poderá dirigir-se à APAS Floresta para fazer a sua inscrição.
Para mais informações contate-nos e esclareça as suas questões junto dos técnicos da Associação.
Campanha 2019/2020
Dos 1492,26ha candidatos, a CELPA selecionou 446,80ha, tendo sido beneficiados com adubo 52 proprietários da Região Centro Oeste.
O adubo foi distribuído no mês de Março, em diversos pontos de recolha, tais como: Sede da APAS Floresta (Cadaval), O Cereal (Rio Maior), EcoGeo (Óbidos) e Cabriz & Jorge (Mafra).
O adubo cedido foi de superfície indicado para povoamentos de Eucalipto.
Todos os proprietários selecionados foram contatados e informados pela APAS Floresta.
Campanha 2020/2021
Na região Oeste foi adubada uma área total de 3.594ha, sendo a APAS Floresta e Afloeste responsáveis por 37% do fornecimento do adubo, num total de 1.338ha.
Das propriedades selecionadas para a beneficiação de adubo, 55% foram eucaliptais de 1ª rotação e 45% foram povoamentos com mais do que 1 corte.
Relativamente à idade dos povoamentos beneficiados, a predominância ocorreu com 5 e 6 anos (52%), seguindo-se os 4 anos com 26%.
Apenas 21% dos povoamentos não necessitaram de intervenções, quer no controlo de vegetação espontânea na linha e na entre-linha, como na seleção de varas, sendo que 45% dos povoamentos com 5 e 6 anos precisavam de seleção de varas.
Cerca de 53% das propriedades adubadas possuem uma área inferior a 1ha e 33% das propriedades uma área entre 1 aos 3 ha.
Da área total adubada, 57% encontra-se certificada ou em processo de certificação. Da área adubada através da APAS Floresta, apenas cerca de 31% não se encontrava certificada.