R3FOREST | UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA DE EXÓTICAS PARA A RECUPERAÇÃO PÓS-FOGO

No passado dia 10 de março, a APAS Floresta participou na apresentação do Projeto R3forest em Vila Nova de Milfontes.

O projeto R3forest pretende implementar e avaliar soluções técnicas que possam contribuir para a mitigação dos processos de erosão, e alcançar, desta forma, um solo saudável e funcional, mantendo a produção após um incêndio ou em áreas altamente degradadas. Outro dos objetivos do projeto é contribuir para uma gestão sustentável da biomassa de espécies invasoras.

Para alcançar estes objetivos, a biomassa local proveniente de espécies invasoras foi recolhida e estilhaçada de modo a produzir um composto de resíduos verdes, e a restante biomassa ardida foi compactada em adubo de estilhas de madeira. Posteriormente, valas e cômoros foram criados, preenchidos com esta biomassa e diversas espécies florestais foram plantadas. As espécies escolhidas foram: Eucalipto (Eucalyptus globulus), Sobreiro (Quercus suber), Pinheiro-manso (Pinus pinea), Alecrim (Rosmarinus officinalis), Murta (Myrtus communis), Medronheiro (Arbutus unedo), Alfarrobeira (Ceratonia síliqua) e Cipreste (Cupressus sempervirens).

A utilização de espécies florestais, tanto exóticas como nativas, disponibiliza aos proprietários um conjunto de potenciais soluções com que podem trabalhar e reduzir a taxa de erosão do solo.

Os dados obtidos demonstram uma elevada taxa de sobrevivência das espécies plantadas em talhões experimentais com estas intervenções.

Para mais informações sobre o projeto visite o site https://r3forest.weebly.com/.

Scroll to Top