Execução de Projetos

Planos de Gestão Florestal

Os Planos de Gestão Florestal (PGF) são instrumentos de ordenamento florestal destinados a espaços agro-florestais e florestais, nos quais são planeadas, no tempo e no espaço, as intervenções de natureza cultural e ou de exploração. Estes planos visam a produção sustentada dos bens ou serviços originados em espaços florestais, determinada por condições de natureza económica, social e ecológica (Decreto-Lei nº Decreto-Lei n.º 16/2009, de 14 de Janeiro).

É obrigatório a existência de PGF nas seguintes situações:

  • Explorações florestais e agro-florestais públicas e comunitárias;
  • Explorações florestais e agro-florestais privadas de dimensão igual ou superior às definidas nos respectivos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF);
  • Explorações florestais e agro-florestais objecto de candidatura a fundos nacionais ou comunitários;
  • Zonas de Intervenção Florestal (ZIF).

A intervenção da APAS Floresta nesta área é acompanhada por colaboradores com experiência na área florestal, capazes de elaborarem este importante instrumento de gestão florestal, de acordo com as normas técnicas definidas na legislação em vigor.

RJAAR | Arborizações e Rearborizações

As ações de arborização e rearborização estão sujeitas a regulamentação legal desde a aprovação do Regime Florestal em 1901, que passou a enquadrar as iniciativas de cariz público ou privado. Desde então, ao longo de mais de um século, diversos diplomas legais de âmbito florestal, ambiental e de desenvolvimento agrícola e rural introduziram novas regras aplicáveis às ações de re/arborização, visando o seu enquadramento no contexto de diversas políticas públicas com incidência territorial.

Como organização de produtores florestais, temos vindo a acompanhar e a capacitar-nos tecnicamente para dar resposta às contínuas alterações legislativas no âmbito destes processos de re/arborização florestal. Neste momento temos um corpo técnico apto e reconhecido pelo ICNF, para elaborar e subscrever projetos desta natureza, designados por RJAAR.

Outros Projetos

Prestamos ainda apoio na elaboração, acompanhamento e execução de diversos projetos florestais, nomeadamente, de beneficiação e usos múltiplos da floresta em áreas florestais e/ou agro-florestais. Estes projetos podem ser elaborados com ou sem recurso a apoios nacionais ou comunitários.

Scroll to Top